Construção civil: Por que devo investir em automação?

27/03/2019

Que a automação industrial está se expandindo já não é segredo para ninguém, mas você sabia que ela também pode (e deve) estar presente nos serviços de Construção Civil? Trata-se de uma maneira rentável de deixar os serviços melhores e prontos ainda mais rápidos. E eu tenho certeza que você não vai pensar duas vezes em automatizar seus processos depois de ler esse texto.  

 

Antes de falarmos sobre a automação na construção civil – tema do conteúdo de hoje – que tal relembrarmos o que é automação em processos industriais?

 

Os projetos de automação industrial estão diretamente ligados às facilidades de operações virtuais, que ocorrem através da adaptação de máquinas e equipamentos dentro de uma empresa com o objetivo de levar mais segurança, produtividade e rentabilidade para os serviços oferecidos. Esses projetos, por sua vez, são comandados e monitorados por meio de programações que permitem com que os serviços sejam realizados de forma mais rápida e precisa, sem a necessidade de interação humana.

 

Mas a pergunta que muitas vezes fica é: Como saber se a minha empresa precisa automatizar os processos de produção? Se essa é a sua dúvida, não se preocupe, nós montamos um conteúdo que pode te ajudar nisso: Como saber se eu preciso de um projeto de automação industrial. 

 

Do que se trata a automação na construção civil?
Em um mercado tão competitivo e tão importante, modernizar os processos de construção vem sendo praticamente obrigatório para as construtoras. Em suma, a automação na Construção Civil consiste em aparelhos eletrônicos para o controle do bom funcionamento de um sistema ou processo, tendo sua execução automática em várias frentes de operação em controle e segurança, como por exemplo, painéis de comando, quadros de distribuição bem dimensionados, nobreaks, barramento blindado, sistemas de monitoramento, proteção de circuitos, etc., reduzindo custos e agilizando todo o processo.

 

Por que devo investir em automação na Construção Civil?
Acredito que você já deve ter visto pessoas empilhando tijolos ou outros materiais para construção na cabeça, não é mesmo? Com a aplicação de projetos de automação essa realidade tende a mudar. Na prática, a automação em processos de Construção Civil se dá pela abordagem de robôs, drones, máquinas e equipamentos para a execução desses serviços.

 

A revolução no mercado e, especialmente no ramo da Construção Civil oferecerá aos trabalhadores tecnologias mais eficientes para rastreamento de informações em tempo real, garantindo segurança e rapidez nas tomadas de decisão. Além disso, o uso de sensores permitirá a monitoração de máquinas e equipamentos, que serão reprogramados, readaptados e reinstalados, de modo a garantir que todo e qualquer trabalho saia conforme o planejado pela construtora.

 

Benefícios da automação na construção civil

• A taxa de acidentes diminui;

• A força bruta é substituída por intelecto (evolução);

• Não existe desperdício de materiais, o que acaba sendo benéfico também para o ambiente;

• É rentável a médio e longo prazo;

• Torna os serviços na Construção Civil mais eficientes;

• Os prazos de entrega nos serviços se tornam mais rápidos.

 

Investir em processos de automação na Construção Civil é a melhor maneira de manter-se à frente no mercado, oferecendo segurança, praticidade e rentabilidade para a empresa e para o cliente.

 

Gostou do conteúdo e quer saber mais? Entre em contato com a nossa equipe, nós iremos adorar atender você.

  

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Notícias Recentes
Please reload

Rua Sérgio Sabel, 247. Ilha da Figueira.

|

(47) 2106-3300

|

  • Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Google+ - White Circle
  • LinkedIn - White Circle

Copyright 2018 © SDS Automação. Automação Industrial

Financiamento