Conheça os itens de segurança e cuidados que sua equipe de manutenção deve ter

26/06/2018

 

Realizar a manutenção de equipamentos é de grande importância para manter a qualidade e integralidade dos resultados, mas além da manutenção dos equipamentos, é preciso também garantir que o próprio profissional esteja seguro para realizar a sua tarefa.

 

Manter um ambiente de trabalho seguro e harmonioso é peça fundamental para a garantia dos serviços prestados e a qualidade de vida dos funcionários. E, para isso, devem-se aplicar estratégias que visam a segurança do profissional e demais colaboradores envolvidos. Desta forma, é possível entregar melhores resultados e ter a satisfação do cliente.

 

Além disso, a utilização de alguns materiais e equipamentos de segurança devem ser levados a sério na hora de realizar manutenções.  Quer saber mais? Continue com a gente!

 

 

Manutenção versus Segurança 

A falta de manutenção ou manutenção inadequada geram situações de risco que podem resultar em acidentes ou problemas de saúde para os colaboradores.

Para garantir ótimos resultados, o setor de manutenção precisa ter suas metas e objetivos bem alinhados, com cronogramas e controles de manutenções, além de possuir todos os itens de segurança para a equipe de manutenção em plenas condições de uso.

 

 

Diálogo de segurança

O Diálogo de segurança, ou apenas DDS, é uma ferramenta que teve origem nos anos 90 e que vem sendo ampliada para diversas outras áreas. O DDS visa conscientizar os trabalhadores sobre a importância de suas atividades diárias com segurança, respeitando o meio ambiente, saúde e qualidade de vida dos envolvidos. Esta ferramenta acontece geralmente em um tempo de 5 a 15 minutos antes do início da atividade, na qual é reservado para discussões e instruções básicas de segurança e prevenção de acidentes, além da apresentação de itens de segurança para a equipe.

 

Esta ferramenta tem se mostrado fundamental e vem ganhando cada vez mais espaço, inclusive entre os técnicos de segurança do trabalho, justamente por ressaltar aos trabalhadores a importância e benefícios da segurança aplicada ás suas atividades práticas.

 

Entre os diversos benefícios de aplicação do DDS, podemos citar:

  • Redução de acidentes no trabalho;

  • Aumento do comprometimento dos trabalhadores;

  • Redução de custo com assistência médica;

  • Melhoria na produtividade e ambiente de trabalho;

  • Aumento do nível de satisfação e segurança dos trabalhadores.

 

Resumindo, o Diálogo de Segurança é um bate-papo de curta duração, onde são discutidos e destacados os principais cuidados que sua equipe de manutenção deve ter, visando sempre a segurança e qualidade de vida do profissional em questão.

 

 

Norma Regulamentadora – 6

Para os fins de aplicação desta norma, considera-se Equipamento de Proteção Individual - EPI, todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis que ameaçam a segurança e a saúde no trabalho.

 

Os EPIs são dispositivos simples, mas que ajudam a diminuir de forma significativa qualquer ameaça ou risco de segurança durante o trabalho. No geral, os equipamentos obrigatórios são de fácil acesso, basta que o profissional seja responsável suficiente para obedecer às regras e prezar pela sua qualidade de vida.

 

Dentre os equipamentos, estão eles:

  • Roupas fechadas e próprias para cada serviço.

  • Luvas isolantes de borracha;

  • Capacetes;

  • Máscaras de proteção;

  • Protetores de ouvido;

  • Calçados fechados de segurança;

  • Óculos de proteção;

 

 

Ferramentas de segurança 

Para que o serviço de manutenção seja preciso, é importante que além dos cuidados e capacitação do profissional, que a empresa também esteja adequada as normas de segurança e que participe de todas as etapas deste processo para garantir os melhores resultados.

 

A empresa tem total responsabilidade de disponibilizar itens de segurança para a equipe de manutenção, praticar junto aos colaboradores o diálogo de segurança, realizar blitz de segurança e etiqueta de segurança. Além disso, ter uma comissão interna de prevenção de acidentes torna-se peça fundamental para que os itens citados realmente funcionem.

 

 

Treinamentos e desenvolvimento de pessoas 

A implementação de treinamentos e desenvolvimentos de pessoas é uma excelente ferramenta para conquistar espaço no mercado de trabalho. Um treinamento de pessoas deve visar, além de cursos de capacitação e aperfeiçoamento, o diagnóstico atual da empresa e a implementação de ações e avaliações que controlem os resultados, fazendo a empresa ganhar em qualidade e credibilidade nos serviços prestados.

 

Normalmente empresas que investem em treinamentos atingem resultados mais significativos e próximos aos projetados do que àquelas que secundarizam sua importância.

 

Com os pontos destacados até aqui, fica claro que dispor de um profissional e equipamentos específicos para realizar manutenções é de extrema importância e que a falta de cuidado e segurança podem causar danos graves para qualquer empresa.

Por isso, fique atento aos sinais e tenha sempre por perto um profissional da sua confiança.

 

Ficou com alguma dúvida sobre os itens de segurança para a equipe de manutenção? Entre em contato com a gente e divida conosco sua experiência, iremos adorar conversar com você!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Notícias Recentes
Please reload

Rua Sérgio Sabel, 247. Ilha da Figueira.

|

(47) 2106-3300

|

  • Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Google+ - White Circle
  • LinkedIn - White Circle

Copyright 2018 © SDS Automação. Automação Industrial

Financiamento