Saiba o que você precisa fazer para não deixar sua produção parar

Na construção civil, assim como em muitos outros segmentos, é muito comum as empresas possuírem diversas máquinas operando em plena carga durante todo o ano para produzir o máximo que o equipamento possa oferecer em sua máxima capacidade.
Mas você já parou para pensar que os sistemas de automação industrial sofreram diversas atualizações e ainda assim a maioria das máquinas permanecem as mesmas e obsoletas?
Pensando nisso, a SDS Automação preparou esse material a fim de demonstrar alguns cuidados e avisos para você não se surpreender com uma parada em sua produção.
Este artigo visa mostrar as soluções para sua empresa não correr o risco de ficar dias sem produzir uma única peça. Fique atento e preste muita atenção aos sinais, você pode estar com seu equipamento funcionando hoje, mas não sabe como ele poderá estar amanhã e os prejuízos que isso poderá causar para sua empresa. Vamos começar?
Troca de CLP
Os controladores lógicos programáveis (CLP’s) utilizados antigamente eram de um modelo que possuía determinadas características, mas, com o passar do tempo, estes dispositivos foram lançados com novas versões retirando do mercado os modelos anteriores. Mas como isso pode influenciar na minha máquina? Caso aconteça a parada da máquina na indústria pela queima do CLP, o mesmo deverá ser substituído pelo que está no mercado atualmente, e isto pode significar um tempo de parada de máquina maior na indústria. Por isso, não deixe de pensar em substituir seu CLP por um de maior capacidade e vida útil.
Peça de reposição
Quando um equipamento queima ou apresenta defeitos, a principal atitude da equipe de manutenção é trocá-lo o quanto antes para a máquina voltar a operar, mas muitas vezes, outra peça acaba sendo danificada e de maneira análoga ao CLP. Essas peças precisam ser repostas, mas desta vez com um modelo atualizado para não ocorrer problemas futuros.
Encontrar um parceiro que consiga atualizar esses projetos é essencial para manter a máquina operando sem preocupações. Neste item, é de extrema importância que seu parceiro de automação possua prazo de entrega condizente com sua urgência.
Reforma de painéis elétricos
A reforma consiste em verificar as peças que podem ser utilizadas e substituir as que estão obsoletas. Além de atualizar os diagramas elétricos para manter a equipe de manutenção a par de toda alteração, garantindo qualidade e melhor eficiência do equipamento, é uma ótima forma de não causar uma parada da máquina na indústria.
Assistência técnica
Existem várias maneiras de prestar este serviço e não deixar a sua produção parar. Mas aqui destacamos duas: por telefone e in loco. Por telefone é o primeiro contato com o problema, onde a equipe técnica busca agilizar o processo de entender à situação que o cliente se encontra. Este procedimento proporciona um baixo custo e atendimento personalizado para reduzir o tempo de espera por uma solução. Já o serviço in loco é aquele que, quando necessário, o técnico da empresa contratada vai até a máquina para fazer os reparos apontados pelo responsável do atendimento via telefone.
Sistemas de supervisório
Sua máquina possui um sistema de monitoração e controle das operações? Integrar todas as suas máquinas através de sensores é dar maior segurança e confiança durante todas as etapas que seu processo exige, garantindo assim que a sua produção não pare. Pense na vida útil de seus motores e quanto tempo poderia ganhar se já o estivesse monitorando.
Você deve estar pensando em quanta coisa o processo de automação está inserido e a importância para o ramo da construção civil. Desde a troca do CLP; reposição de peças; reformas, se necessário; assistência técnica.
Visando isso, destacamos a importância de possuir um parceiro em automação industrial que possua experiência no mercado e tenha as melhores soluções para oferecer ao seu negócio, garantindo a não parada da máquina na indústria.
Benefícios
Financeiro – Redução do custo de manutenção e parada de máquinas;
Tecnológico – Estar equipado com os componentes com maior vida útil e segurança;
Industrial – Manter a confiabilidade da máquina com dispositivos atualizados.
DICAS DA SDS AUTOMAÇÃO
Crie um cronograma de manutenção para seus equipamentos;
Faça um plano de trocas (envolva sua equipe de manutenção e analise o que há de novo no mercado);
Analise os custos e benefícios para sua aplicação;

Gostou do nosso material? Ficou interessado em saber mais? Entre em contato com a gente e vamos conversar mais!
#oquefazerparanãodeixarsuaproduçaoparar #paradadamáquinanaindústria