Produtividade: Conheça os desafios e benefícios de medir o seu desempenho

11/07/2018

 Manter uma equipe motivada e com alto grau de desempenho é um grande desafio para qualquer empresa que busca aumentar a produtividade e reconhecimento da marca no mercado atual. Porém, é importante que você conheça os benefícios de medir o desempenho da empresa para manter ou mesmo melhorar cada vez mais os processos de produção dentro da organização.

 

Talvez, em algum momento do seu dia você já se perguntou: Como medir os meus resultados? Como melhorar a produtividade da minha equipe? Se essas perguntas já passaram pela sua cabeça ou estão passando neste momento, saiba que a resposta está nos indicadores de produtividade, e para isso é preciso medir o desempenho da sua equipe.

 

 

Mas como medir a produtividade da equipe? 

Esses indicadores são produzidos através da definição de metas de produção e horário de trabalho, por exemplo. Após medir o desempenho, é possível elaborar estratégias e melhorias para o desenvolvimento do serviço e com isso alcançar os objetivos esperados. Através de uma análise precisa, é possível verificar onde se encontram os erros e desenvolver maneiras estratégicas para solucioná-los.

 

 

Desafios de medir o desempenho da produtividade 

Em suma, medir significa atribuir valor em sentido qualitativo ou mesmo quantitativo a uma determinada situação.

 

Um dos maiores desafios de medir a produtividade de qualquer empresa é a de manter os colaboradores sempre focados durante o trabalho, afinal, existem muitos fatores que podem influenciar e afetar na produtividade. Além disso, é importante destacar também a dificuldade de manter a distinção entre a produtividade e a sobrecarga de trabalho, afinal, manter uma rotina produtiva de atividades exposta com exageros acaba dificultando o andamento da equipe e, consequentemente, gerando maior dificuldade em medir o desempenho de forma correta.

 

Embora nem sempre este processo ocorra de forma organizada, é cada vez mais difícil manter uma empresa que não estabelece um conjunto mínimo de estratégias para melhorar a produtividade e sobreviver no mercado.

Para isso, é importante ter uma equipe de colaboradores unidos, preparados e sempre motivados. Desta forma, é possível atribuir valores compatíveis com os objetivos estabelecidos.

 

 

Análise qualitativa: Você sabe a diferença de eficiência, eficácia e efetividade? 

Ter uma equipe dinâmica significa que os assuntos tratados dentro da equipe fluam e tenham continuidade, a fim de maximizar os resultados e diminuir os custos. Ou seja, estar em melhoria contínua. A análise qualitativa dos resultados também pode ser medida, para isto, destacam-se as seguintes definições:

 

  • Eficiência: Fazer as coisas de maneira adequada no menor tempo possível, possuir conhecimento e proatividade para resolução de problemas e pensar junto a empresa com a redução de custos.

  • Eficácia: Realizar ações corretamente, ser criativo, buscar pela melhoria do uso de recursos e principalmente, trazer resultados e aumentar o lucro. O objetivo neste caso está no cumprimento das metas.

  • Efetividade: Manter os resultados (permanentemente) e pensar de forma global. Em breve palavras, é ter a capacidade de ser eficiente nas mudanças e ter impacto duradouro nos processos.

 

 

Benefícios de medir o desempenho da produtividade 

Ao fazer a medição de desempenho da empresa, você estará contribuindo para a melhoria da gestão e organização da mesma. Para isso, é importante que a empresa conheça e saiba analisar o que está sendo realizado e de que forma isto está colaborando ou não para o seu crescimento no mercado. Medir o desempenha da empresa pode ser um desafio, mas é muito importante para o desenvolvimento da mesma. 

 

Desta forma, é possível elaborar ferramentas e estratégias para proporcionar mudanças positivas e agregar ainda mais valor no negócio. Para que uma organização se mantenha competitiva no mercado e alcance o sucesso, é preciso que tenha um bom planejamento estratégico e que ele seja cumprido da melhor forma possível.

Gostou do nosso conteúdo? Caso tenha ficado com alguma dúvida ou queira dividir conosco suas experiências, entre em contato, iremos adorar conversar com você!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Notícias Recentes
Please reload

Rua Sérgio Sabel, 247. Ilha da Figueira.

|

(47) 2106-3300

|

  • Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Google+ - White Circle
  • LinkedIn - White Circle

Copyright 2018 © SDS Automação. Automação Industrial

Financiamento