Quando trocar seu motor por um de alto rendimento: Você conhece esse cálculo?

26/04/2018

Nos últimos tempos, com a união da eletrônica à mecânica e seus dispositivos elétricos, os motores surgiram em maiores quantidades e em diversas variedades até então nunca vistos. Visando isso, tornou-se necessário a implementação de novos profissionais habilitados para operar esses equipamentos. Afinal, é de extrema importância que o profissional responsável pela função esteja em constantes treinamentos, focado e preparado para toda essa variedade de modelos, afim de saber o momento ideal de modificar ou até mesmo a hora de trocar o motor elétrico, garantindo assim os melhores retornos e eficiência ao cliente.

 

Saber a hora de trocar seu motor elétrico e como fazê-lo é fundamental se você busca pela satisfação e garantia do seu cliente. Por isso, continue com a gente e confira o que preparamos para você!  

 


Quando chega a hora de trocar o motor elétrico? 

Existem alguns momentos em especial onde a troca do motor elétrico é imprescindível para a garantia de eficiência e resultados para a empresa e para o cliente. Por isso, saber a hora certa para investir em um de alto rendimento e como fazê-lo é fundamental se você busca pela satisfação e garantia do seu cliente. Esse evento pode ocorrer quando:


- Quando o motor passar da vida útil estimada pelo fabricante;
- Quando o número de rebobinagens passarem a tornar o motor inviável ao sistema, diminuindo o fator de potência e consequentemente diminuindo a eficiência;
- Quando o mesmo sofreu alguma elevação de temperatura ou altitude não prescritos no projeto;
- Quando o mesmo esteve em contato com sólidos ou líquidos não dimensionados conforme o IP (índice de proteção);
- Quando o sistema ao qual o motor elétrico se encontra sofreu alguma reforma, aumentando a potência requerida e permanecendo o modelo para a aplicação anterior.

 

Trabalhar com motores antigos requer uma atenção redobrada de toda a empresa e profissionais envolvidos, pois, além de poder prejudicar o funcionamento do aparelho, pode ainda levar o seu consumo de energia elétrica lá em cima, e isso ninguém quer, não é mesmo? Pois isso, realizar manutenções e trocas de motores elétricos é sempre a melhor escolha.

 


Quer saber como verificar se o motor está perdendo rendimento? 

Muitas vezes na empresa, quando o motor sofre sobrecarga instantânea, é optado pela equipe de manutenção pela rebobinagem, na qual é feita várias e várias vezes. Porém, chega um momento em que o motor começa a não fornecer a mesma potência que está em sua placa, ou seja, a potência nominal. Para saber se o rendimento diminuiu mesmo, as empresas prestadoras deste serviço colocam um analisador de energia para mostrar as curvas de potência e de carga do motor. Assim, é possível constatar se o motor realmente está com baixo rendimento e simular a troca por um de alto rendimento.

 


Cálculo para troca de motores elétricos 

Antes de decidir pela troca do seu motor, o profissional deve prestar atenção e considerar alguns pontos importantes: O custo total durante a vida útil do motor adquirido, seu custo de manutenção e o consumo de energia elétrica.

 

Outro ponto importante que deverá ser levado em consideração na hora de trocar o seu motor elétrico é o fator de serviço do mesmo, onde indicará a carga que poderá ser acionada no motor elétrico sob tensão e frequência nominais e com limite de elevação de temperatura do enrolamento, de acordo com a potência nominal do equipamento.
Essa sobrecarga dá ao motor uma capacidade de suportar melhor o funcionamento do equipamento em condições desfavoráveis.

 

Para facilitar essa etapa, a WEG disponibiliza uma calculadora online para a verificação da compensação da troca, seja pela substituição do motor em operação, queimado ou mesmo daquele que precisa de nova instalação.
Depois de conhecer um pouco mais sobre o seu motor, seus custos e o que levar em conta ao trocá-lo, fica fácil garantir o melhor funcionamento e vida útil do equipamento para a sua empresa e cliente.

Ficou com alguma dúvida ou quer conversar mais?  Entre em contato com a nossa equipe, nós iremos adorar atender você!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Notícias Recentes
Please reload

Rua Sérgio Sabel, 247. Ilha da Figueira.

|

(47) 2106-3300

|

  • Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Google+ - White Circle
  • LinkedIn - White Circle

Copyright 2018 © SDS Automação. Automação Industrial

Financiamento