Saiba aqui como evitar falhas em instalações elétricas

24/05/2018

 O projeto de instalação elétrica é a parte fundamental de qualquer construção e por isso precisa ser realizado da melhor maneira possível, afinal, os problemas e riscos que uma má instalação pode causar muitas vezes são grandes e caros.
Para que se tenha a garantia do projeto e instalação elétrica, é preciso levar em consideração algumas variáveis que precisam ser controladas, além é claro, dos cuidados que devem ser tomados antes de dar início ao projeto para evitar falhas em instalações elétricas, visando assim a segurança de todos os envolvidos.

 

É importante ter em mente que projetos de instalações elétricas bem realizados são aqueles feitos por profissionais habilitados e protegidos para a função. O que ainda vemos muitas vezes são pessoas não especializadas assumindo esse serviço para fins de economia, o que, além de ser equivocado, acaba sendo muito arriscado. Por isso, destacamos aqui a importância de se optar pela escolha do profissional treinado e qualificado para o serviço, considerando assim as normas técnicas, principalmente as que visam a proteção do mesmo.

 


Principais falhas em instalações elétricas 

As falhas e riscos nas instalações elétricas podem causar no ambiente e para o próprio profissional são vários e, por isso, é importante conhecer os vários tipos de proteção e de providências que podem ser usados para se evitar acidentes.
Dentre as principais falhas encontradas em instalações elétricas, podemos destacar:

 

  • Fuga de corrente: Podendo causar choques elétricos, a fuga de correntes pode ser causada por cabos desencapados, baixa isolação em condutores, cabos rompidos ou com mal contato, entre outros.

  • Sobrecarga: É comum vermos várias tomadas ligadas em uma só fonte, o que acaba resultando em um aquecimento elevado pela falta de suporte de cabos, os quais foram supercarregados pelo excesso de eletrodomésticos e eletrônicos.

  • Curto-circuito: Como uma das principais causas de incêndios em instalações elétricas mal conservadas ou com erros, esse evento pode ocorrer por conta da união de duas ou mais potenciais e com isso criando um caminho sem resistência, provocando aquecimento elevado e danificando os fios e cabos.

  • Sobretensão: Podem ocorrer quando a rede ou fonte de eletricidade excede o seu valor nominal, esse evento acaba por danificar totalmente aparelhos ou instalações elétricas.

  • Falta de proteção: Ainda vemos muitos profissionais rejeitando os dispositivos de proteção e acabando por colocar sua própria vida em risco.

  • Erros de conexão: Esse tipo de erro também acaba sendo muito comum até em tomadas, resultando em inúmeros incêndios.


Agora que você conhece as principais falhas encontradas em instalações elétricas, que tal saber como evitar esses eventos e garantir a melhor segurança na sua instalação?
Veja em nosso E-book gratuito!

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Notícias Recentes
Please reload

Rua Sérgio Sabel, 247. Ilha da Figueira.

|

(47) 2106-3300

|

  • Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Google+ - White Circle
  • LinkedIn - White Circle

Copyright 2018 © SDS Automação. Automação Industrial

Financiamento