Saiba aqui os principais riscos que você pode correr com a falta de segurança nas instalações elétricas

27/03/2018

 

A eletricidade hoje é tão importante que é quase impossível imaginarmos a nossa vida sem ela, por isso, a segurança em instalações elétricas é prioridade para todo e qualquer profissional habilitado na área, sendo algo tão simples e ao mesmo tempo tão essencial para a segurança e vida de quem atua.


Ter segurança em instalações elétricas nada mais é do que utilizar os equipamentos necessários e seguir à risca algumas normas vigentes pela NR-10, normas essas que muitas vezes são negligenciadas pelas empresas e profissionais, gerando diversos riscos nas instalações elétricas. 


Certamente, o perigo mais conhecido por todos é o choque elétrico, esse onde todas as pessoas, sendo profissional da área ou não, já tomaram pelo menos uma vez. O que poucos sabem é que esse é apenas um dos riscos nas instalações elétricas que a eletricidade pode proporcionar e que, sem os cuidados apropriados, as consequências destes podem ser ainda maiores.


Para que você entenda melhor os riscos que a falta de segurança em instalações elétricas pode causar, é de extrema importância que você conheça um pouquinho mais sobre os cuidados necessários ao fazer uma instalação, e é sobre isso que vamos falar hoje. Confira com a gente!

 


Segurança em instalações elétricas

Assim como já destacado algumas vezes, o primeiro passo para um bom projeto envolvendo eletricidade é que este seja realizado por um profissional qualificado e que esteja seguindo de forma rígida todos os requisitos mínimos de segurança. Isso pode parecer exigente demais, mas acredite, escolher o melhor profissional é a garantia de maior segurança que você terá depois.


Além do profissional capacitado para a função, é importante que antes seja realizado um bom projeto e sempre utilizar os equipamentos certos para a segurança do profissional e todos os envolvidos durante as instalações elétricas. 

 

 

 

Riscos nas instalações elétricas sem segurança

É comum pensarmos que algo nunca irá acontecer com a gente, que estamos livres do perigo e que, por isso, não precisamos nos preocupar com as manutenções, revisões e demais cuidados específicos.


Como destacamos anteriormente, além dos choques elétricos, existem outros riscos que você pode correr ao trabalhar com instalações elétricas e por isso é preciso ficar atento e respeitar os seus limites. Pois isso, se você não é um profissional treinado e capacitado para a função, fique longe dos condutores de eletricidade e chame imediatamente um profissional qualificado para realizar a função.


Visando isso, destacamos abaixo os principais riscos que você pode correr com a falta de segurança em instalações elétricas:


Arcos elétricos: O arco elétrico possui calor suficiente para causar queimaduras de segundo ou terceiro grau, assim como incêndios, emitindo vapores de material ionizado e raios ultravioletas.

 

Queimaduras: As lesões internas são bem mais graves do que as epidérmicas e, por conta disso, podemos dizer que as queimaduras estão entre as lesões mais graves causadas pela falta de segurança em instalações elétricas.

 

Quedas e precipitações: Esses eventos podem ocorrer após um choque elétrico ou mesmo pela falta de segurança do profissional, o que geralmente é resultado da imprudência e negligencia do mesmo.

 

Explosões, incêndios e choques acústicos: Podem ser causados por choques acústicos provocados por deslocamento de ar devido a explosões de trovão, por exemplo, ou ainda por curto-circuito em presença de materiais combustíveis.

 


Em caso de acidente envolvendo eletricidade 

Algumas ações tornam-se inevitáveis para evitar maiores problemas em casos de acidentes, por isso, não esqueça de seguir os seguintes passos caso isso aconteça:

 

  • Desligar imediatamente o aparelho de onde surge a corrente elétrica;

  • Não tocar na vítima sem previamente ter desligado a corrente;

  • Prevenir a queda do sinistrado;

  • Ligar para a emergência;

  • Prestar os primeiros socorros;

  • Conversar com a vítima, caso ela esteja consciente, até a chegada da equipe de emergência.

 

Com os pontos destacados até aqui, fica claro que dispor de um profissional e equipamentos específicos para fazer instalações elétricas é de estrema importância e que, o mau cuidado em instalações elétricas pode causar danos graves a qualquer pessoa,
por isso, fique atento aos sinais e tenha sempre por perto um profissional da sua confiança.

 

Gostou do nosso conteúdo? Lembre-se, sua segurança depende exclusivamente dos cuidados que você toma! Entre em contato com a gente e vamos conversar mais!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Notícias Recentes
Please reload

Rua Sérgio Sabel, 247. Ilha da Figueira.

|

(47) 2106-3300

|

  • Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Google+ - White Circle
  • LinkedIn - White Circle

Copyright 2018 © SDS Automação. Automação Industrial

Financiamento