Saiba quando trocar seu painel elétrico

15/02/2018

 

As trocas periódicas do seu painel elétrico, assim como os testes, manutenções e outras formas de prevenção contra acidentes, são de extrema importância para o seu bom funcionamento, afinal, ele só irá garantir um bom desempenho e ótimos resultados a sua empresa se este estiver em perfeito funcionamento.


Saber o momento ideal de realizar trocas e manutenções é um dos requisitos básicos ao se trabalhar com painéis elétricos e, por isso, é importante que o profissional habilitado também esteja em constantes atualizações, pois entender bem o seu produto é fundamental para saber agir na hora certa e de forma eficaz, reduzindo assim os riscos e garantindo a economia que o seu cliente precisa.


Você tem dúvidas de como esse processo funciona e não sabe por onde começar?

Então continue aqui com a gente, pois é sobre isso que iremos falar hoje, confira!

 


É comum que ainda haja falta de informação sobre a importância de se fazer a manutenção de painéis elétricos, desconhecimento este que acaba resultando em problemas que muitas vezes pesam no bolso, geram atrasos e muita dor de cabeça.

 

É importante que seu cliente tenha em mente que, ao longo do tempo, os componentes de painéis elétricos vão sofrendo desgastes naturais e sua utilidade ficando limitada. Além disso, deve-se ficar atento para as modificações na carga ou hábitos de consumo, o que também podem acabar gerando problemas com o componente, caso este não seja substituído de forma correta.

 


Mas afinal, quando devo trocar meu painel elétrico? 

Existem alguns momentos em especial onde a troca do painel elétrico é imprescindível, visando a garantia de eficiência e resultados para com a empresa a qual está prestando este serviço.
Para facilitar, destacamos aqui 6 motivos pelos quais você deve trocar o seu painel elétrico o quanto antes para evitar maiores problemas no futuro, confira:

 

  1. Quando, mesmo com manutenções, o painel continuar apresentando problemas. Muitas vezes, durante a correria do dia a dia, acabamos não prestando a devida atenção aos equipamentos e deixamos passar erros que muitas vezes podem ser graves para o seu bom funcionamento. Neste momento, é importante que um profissional qualificado seja informado imediatamente para que, com segurança, consiga resolver de fato o real problema apresentado;
     

  2. Quando a manutenção for realizada sem um padrão de qualidade - o que significa que não teve a avaliação adequada – e por isso, ficou apenas no problema momentâneo apresentado;
     

  3. Em situações como essa, um problema pequeno pode se transformar em um grande e insolucionável problema, pois quando a manutenção do painel elétrico for novamente realizada, a empresa responsável poderá acabar não identificando os circuitos de intertravamento, dificultando assim a correção do problema. Quando o projeto não é atualizado ao se fazer manutenções ou trocas/adições de componentes. Como citado anteriormente, as modificações na carga ou hábitos de consumo também podem gerar problemas;
     

  4.  Quando a fiação não possuir padrão de identificação, dificultando assim qualquer manutenção futura. Por isso a importância de um projeto com diagramas atualizados de maneira correta;
     

  5. Quando os terminais são mal prensados, o que acaba causando a não conformidade de algum componente e futuramente podendo comprometer alguma parte do quadro;
     

  6. Quando os componentes são obsoletos. Componentes antigos também podem gerar sérios problemas de funcionamento, pois acabam diminuindo o controle de estoque do mesmo.

 

O que pode ser feito 

A manutenção preventiva e periódica de painéis elétricos elimina diversos danos em sua empresa e garante diversos benefícios para a mesma, tais como: O reajuste das conexões, a inspeção das conexões, limpeza e organização do painel, verificação de temperatura e medição de grandezas elétricas.


É importante destacar que além do conhecimento sobre o produto, a empresa também esteja adequada as normas vigentes da NR-10, o que irá garantir que nenhum equipamento sofra com problemas, além de garantir a saúde e segurança dos trabalhadores. Outra solução que deve ser levada em conta é a Reforma de Painel, reaproveitando assim os componentes principais do quadro elétrico, componentes estes que possuem um maior custo, tais como: CLP’s, controladores e inversores de frequência. Desta maneira o custo da reforma é reduzido, pois se substitui apenas o necessário.

 

Já quando um quadro não possui um projeto/diagrama e um histórico de manutenção, recomenda-se que faça a troca total do painel ou o retrofiting, salientando ainda a questão citada acima.

 

 


Vantagens 

Como vimos até aqui, a manutenção periódica de painéis elétricos é de extrema importância, pois só assim torna-se possível garantir o bom funcionamento de todo o sistema de eletricidade, oferecendo maior segurança e durabilidade para seus componentes. Realizar a troca de painéis elétricos, além de minimizar possíveis prejuízos, também garante mais eficiência, melhores resultados para suas produções, agilidade na manutenção, economia de energia elétrica e maior segurança para os operadores.

Ficou com alguma dúvida sobre a troca e a importância da manutenção de painéis elétricos? Entre em contato com a gente e vamos conversar!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Notícias Recentes
Please reload

Rua Sérgio Sabel, 247. Ilha da Figueira.

|

(47) 2106-3300

|

  • Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Google+ - White Circle
  • LinkedIn - White Circle

Copyright 2018 © SDS Automação. Automação Industrial

Financiamento