Será que investir em energia solar é viável para a sua empresa?

Os contínuos reajustes nas tarifas de energia elétrica e a falta de previsibilidade do sistema fazem com que indústrias e empresas do país inteiro tenham que apostar em novas alternativas para tentar combater às altas tarifas de energia elétrica e a conta de energia. Reduzir os custos de energia elétrica não garante apenas a economia para a empresa, mas também preços mais atraentes para o cliente, além do aumento da lucratividade e competitividade no negócio.

Sua empresa está pensando em apostar na energia solar e ainda não tem certeza se essa é mesmo a melhor opção para economizar energia elétrica? Então sente e confira com a gente o conteúdo completo!

O que é energia solar?

Quando falamos em energia solar, estamos diretamente relacionando à fonte do sol, onde o mesmo é transformado em energia térmica ou elétrica e aplicado em diversos usos do dia a dia. As duas principais formas de aproveitamento da energia solar são a geração de energia elétrica e o aquecimento solar de água, nas quais podem ser usados dois sistemas diferentes: o heliotérmico, onde a irradiação é convertida primeiramente em energia térmica e posteriormente em elétrica; e o fotovoltaico, onde a irradiação solar é convertida diretamente em energia elétrica. Mas vamos nos atentar aqui a energia solar fotovoltaica.

Energia solar fotovoltaica

A energia solar fotovoltaica é aquela na qual a irradiação solar é transformada diretamente em energia elétrica, sem passar pela fase de energia térmica. Essa forma de produção de energia solar é hoje uma das fontes que mais cresce no mundo. Um sistema de geração de energia solar fotovoltaica permite às empresas gerar a própria energia, muitas vezes a um custo inferior ao da distribuidora onde, além dos ganhos ambientais, a empresa passa a perceber imediatamente uma grande economia na conta de luz.

As vantagens de se apostar na energia solar fotovoltaica e de tudo o que ela pode oferecer para a sua empresa são várias. Não só a economia e benefício no bolso de quem aposta, mas também em benefício do meio ambiente e de todas as pessoas, levando em consideração que não há emissão de gases poluentes ou outros tipos de resíduos. No entanto, existem dois lados para tudo nesta vida. Ainda está com dúvidas se a energia solar é viável para a empresa?

Para te ajudar a seguir a melhor escolha, destacamos abaixo as vantagens e desvantagens de se apostar na energia solar fotovoltaica:

Vantagens da energia solar fotovoltaica

A sustentabilidade vem se tornando fundamental para o mercado, levando em consideração a visibilidade que a empresa ganha no mercado por se preocupar com o meio ambiente e com a economia do país.

O sol é uma fonte de energia e calor renovável e inesgotável e, portanto, garante de maneira total a conversão pelas centrais de energia solar para produzir energia, onde sua maior vantagem proveniente do uso de energia solar passa a ser a economia na conta de luz.

A energia solar fotovoltaica é fonte de energia livre, limpa e sem fontes de poluição e por isso contribui enormemente para o desenvolvimento sustentável por não agredir o meio ambiente. Os custos operacionais de conversão de energia solar fotovoltaico são baixos, o investimento fica apenas no início da construção do projeto e para as poucas manutenções necessárias, visando ser necessário apenas manter os painéis limpos e bem conservados. Além disso, a rede elétrica de energia solar pode ajudar a reduzir o desperdício de transmissão de energia e não fazem nenhum tipo de barulho por isso.

A energia solar fotovoltaica pode ser usada em áreas isoladas da rede elétrica, é uma das melhores alternativas em regiões isoladas onde não se tem rede elétrica, muito mais barata que geradores a diesel ou óleo combustível. Além disso, empresas que apostam na energia solar fotovoltaica tem a possibilidade de monitoramento em tempo real da quantidade de energia elétrica que está sendo produzida por meio da irradiação solar.

Desvantagens da energia solar fotovoltaica

Os painéis de energia solar fotovoltaico têm um custo de instalação elevado, mas acaba por compensar com o passar dos anos. A energia solar não é produzida à noite, logo não pode haver conversão de energia solar fotovoltaico durante a noite, isso significa que você precisará continuar conectado na rede ou dispor de um banco de baterias para armazenar essa energia. Além disso, a energia solar fotovoltaica necessita de grande densidade de insolação para trabalhar a um ritmo constante e produtivo.

Ficou com alguma dúvida ou ainda não sabe se a energia solar é viável para a sua empresa? Entre em contato com a gente e vamos conversar mais!

#Energiasolaréviávelparaaempresa #energiasolarfotovoltaica #energiasolar

Notícias Recentes

Rua Sérgio Sabel, 247. Ilha da Figueira.

|

(47) 2106-3300

|

  • Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Google+ - White Circle
  • LinkedIn - White Circle

Copyright 2018 © SDS Automação. Automação Industrial

Financiamento