Saiba aqui! Se sua empresa está adequada as normas NR-12

Entendendo a Norma NR-12

Criada em 1978 pelo ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a norma tem como objetivo garantir que máquinas e equipamentos sejam seguros para o uso do trabalhador. Isto inclui exigências sobre informações completas de todo o ciclo de vida da máquina ou equipamento, incluindo transporte, instalação, utilização, manutenção e até mesmo sua eliminação, quando acaba sua vida útil.

Boas práticas

A NR-12 fala em seus primeiros artigos sobre medidas de proteção coletivas e individuais, instalações e arranjos físicos que tratam sobre as distâncias corretas. Fala ainda sobre instalações e dispositivos elétricos, visando a segurança nas instalações elétricas das máquinas de modo a prevenir explosões, incêndios, choques e outros tipos de acidentes. Diz ainda, que os quadros de energia devem ter portas de acesso sempre fechadas e sinalizadas, serem mantidas em bom estado de conservação e atender aos graus de proteção.

Os acidentes podem ocorrer por imprudência do operador ou falta de componentes de segurança na máquina, assim expondo o operador ao perigo direto. Por isso, a NR-12 preza pela segurança, sendo através de retrofiting em máquinas, colando os equipamentos necessários, isso visando a proteção coletivas e individuais de todos os envolvidos.

Possíveis consequências à não adequação a Norma NR-12

Toda empresa pode passar por auditoria por parte do Ministério do Trabalho e Emprego. Durante a visita, o auditor fiscal verifica se as exigências da Norma NR-12 estão sendo atendidas. O risco de não se adequar à NR-12 é alto. Ao serem auditados pelo MTE, pode ocorrer a interdição de um equipamento e até mesmo da empresa, sendo ainda aplicado uma multa com valores bem superiores ao valor do próprio equipamento.

#NormasNR12 #proteçãocoletivaseindividuais

Notícias Recentes

Rua Sérgio Sabel, 247. Ilha da Figueira.

|

(47) 2106-3300

|

  • Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Google+ - White Circle
  • LinkedIn - White Circle

Copyright 2018 © SDS Automação. Automação Industrial

Financiamento