Veja tudo o que você precisa saber sobre indústria 4.0

14/06/2018

 O termo indústria 4.0 ou ainda Quarta Revolução Industrial engloba troca de dados e tecnologia utilizando conceitos ciber-físicos, internet das coisas e computação em nuvem. Essa expressão se originou a partir de um projeto de alta tecnologia do governo alemão e foi utilizada pela primeira vez em 2011 numa feira em Hannover.

 

A Industria 4.0 visa a execução de “fábricas inteligentes” integrando automação e tecnologia da informação nos processos de manufatura que possam se comunicar e cooperar entre si e com os humanos em tempo real.

 

Para que as empresas aproveitem da melhor forma possível esse momento, é preciso, primeiramente, que a equipe esteja aberta a mudanças para que juntos possam buscar novas formas de aplicar seus serviços integrando a automatização.

 

 

Histórico da evolução industrial 

 

 

Princípios da Indústria 4.0

Existem seis princípios para o desenvolvimento e implantação da Indústria 4.0:

  • Capacidade de operação em tempo real: Aquisição de informação instantâneo, permitindo a tomada de decisão em tempo real;

  • Virtualização: Permite manter uma cópia virtual de toda a indústria, permitindo o rastreio e monitoramento remoto de todos os processos;

  • Orientação a serviços: Utilização de arquiteturas de software orientados a serviços; 

  • Descentralização:  A tomada de decisões poderá ser feita pelo sistema cyber-físico de acordo com as necessidades da produção em tempo real;

  • Modularidade: Produção de acordo com a demanda, acoplamento e desacoplamento de módulos na produção, o que garante flexibilidade para a máquina.

 

 

Como se preparar para a Indústria 4.0

A nova era industrial desponta como o caminho para aumentar a competitividade de mercado. A internet hoje já nos conecta com o mundo todo e possui um impacto muito grande em nosso dia a dia e no setor industrial não será diferente. A indústria 4.0 veio para automatizar processos de produção de maneira robotizada, para entrar neste mundo e garantir seu espaço no mercado, será necessário criar processos de inovação e para isso é importante o engajamento todos os trabalhadores na busca de novos conhecimentos e soluções.

 

 

Impactos para a indústria brasileira

A indústria 4.0 provocará uma automação nos processos de produção que causará grandes impactos no mercado de trabalho, afetando também os trabalhadores. As profissões mais valiosas para essa nova era serão os engenheiros de automação e computação, programadores, cientistas de dados e profissionais mais segmentados com habilidades específicas.  Na indústria brasileira, essa mudança causará grandes impactos visto que, com a implementação de máquinas e equipamentos automatizados, a demanda de serviços para pessoas humanas irá diminuir de maneira significativa e nosso mercado possui uma deficiência de mão de obra especializada para trabalhar na indústria 4.0. O conhecimento técnico será indispensável para permanecer na indústria e garantir espaço, pois serão as pessoas os responsáveis por comandar e manter equipamentos em perfeito funcionamento. 

 

 

Benefícios para o mercado industrial 

A quarta revolução industrial chega para aumentar a lucratividade das industrias através de máquinas e equipamentos automatizados, que garantirão maiores oportunidades, flexibilidade e agilidade para a realização da produção. Com a implementação da automatização dos processos de produção é possível diminuir os custos de produção e consumo de energia elétrica, diminuição do número de falhas e problemas de produção, além de melhor controle de estoque e ganhos de eficiência sem gastos absurdos com manutenção de equipamentos. A automação industrial proporciona maior credibilidade para sua a empresa, pois reduz o tempo de produção sem colocar em risco a segurança do seu negócio e trabalhadores.

 

“Estamos a bordo de uma revolução tecnológica que transformará fundamentalmente a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionados. Em sua escala, alcance e complexidade, a transformação será diferente de qualquer coisa que o seu humano tenha experimentado antes” – Klaus Schwab.

Gostou de saber sobre esta nova revolução? Caso tenha ficado alguma dúvida ou queira saber mais, entre em contato com a gente, iremos adorar conversar com você!

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Notícias Recentes
Please reload

Rua Sérgio Sabel, 247. Ilha da Figueira.

|

(47) 2106-3300

|

  • Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Google+ - White Circle
  • LinkedIn - White Circle

Copyright 2018 © SDS Automação. Automação Industrial

Financiamento