Você sabe o que são custos fixos, variáveis, diretos e indiretos?

24/05/2018

 

A grande concorrência e as rápidas mudanças no mercado têm exigido cada vez mais flexibilização das empresas para encontrar soluções capazes de trazer competitividade e rentabilidade para o negócio. É preciso desenvolver boas estratégias de sobrevivência neste mercado para tornar o seu negócio mais atrativo.

 

Antes de tudo, você precisa saber como está sendo gasto seu dinheiro e recursos em seu negócio. Todos os custos podem ser classificados e são eles que auxiliam a mensurar os resultados, identificar suas maiores despesas e consequentemente auxiliar nas tomadas de decisões. Se você não detalhar seus custos pode estar perdendo dinheiro e correndo riscos de retrabalho.

Continue com a gente para entender melhor como essa análise pode melhorar o andamento do seu negócio!

 

É extremamente importante conhecer os custos internos por inúmeras razões, entre elas para a tomada de decisão correta para aumentar o lucro de suas operações. Quem entende e domina bem os seus custos possui maior garantia de produtividade e consegue reagir melhor aos fatores de risco e de oportunidade que o seu segmento possa apresentar.

 

Pois bem, os custos podem ser classificados em: fixos, variáveis, diretos e indiretos, vamos descobrir como cada um deles pode te ajudar a identificar os custos desnecessários e que não estão agregando valor ao seu negócio:

 

 

Custos variáveis e fixos

Os custos variáveis da empresa estão ligados diretamente à produção durante determinado período, que pode variar de acordo com o período do ano, oferta e demanda do mercado, concorrência, entre outros fatores. O custo variável da empresa pode sofrer alterações de acordo com o volume vendas ou prestação de serviço. Por exemplo, se você utiliza matéria-prima para a produção, essa despesa pode subir ou abaixar de acordo com a demanda do produto. Comissões de vendas também são variáveis pois acompanham a demanda do mercado.

 

Resumidamente, os custos variáveis da empresa são aqueles que acompanham o ritmo de produção do seu negócio, sofrendo alterações conforme o tempo e demanda.

 

Já os custos fixos da empresa são aqueles menos suscetíveis a alterações da demanda e tempo e que você possui independentemente da sua produção, como impostos fixos, salários dos funcionários, alugueis, limpeza, segurança e demais contas que se mantém estáveis todos os meses.

 

 

 

Custos diretos e indiretos

Custo direto da empresa é aquela despesa atrelada diretamente ao produto vendido e precisa ser inserida no produto final e também é perceptível. Em outras palavras, você pode produzir um produto final, como canetas, mas não produz todos os itens como a tinta inserida no tubo. Essa quantidade e custo da tinta deve ser classificada como custo direto, pois ela é determinante para o processo de produção.  O custo direto da empresa é justamente a propriedade que ele possui de ser mensurável de maneira clara.

 

Os custos indiretos da empresa não são diretamente relacionados com o produto final, o que resulta numa maior dificuldade de atribuição do valor. Alguns bons exemplos que podemos dar é o valor da energia elétrica, os prestadores de serviços, depreciação das máquinas, seguros, manutenções e até mesmo os de materiais de escritório utilizados pela empresa durante os serviços. Para calcular os custos indiretos da empresa, somam-se os gastos obtidos com outros elementos que concorreram indiretamente na fabricação do produto e utiliza-se o critério de rateios pela produção realizada, para assim obter um valor aproximado de custo para cada produto produzido.

 

Possuir conhecimento sobre os gastos internos com melhor precisão permite uma administração mais correta. Com essa ferramenta, é possível determinar melhor seu preço de venda, controlar a contabilidade da sua empresa, planejar os próximos passos com mais eficiência proporcionando resultados mais positivos e lucrativos para a sua empresa. A análise dos custos também permite análises mais profundas a respeito da saúde financeira do seu negócio.

 

 

Agora, você já compreendeu a importância de classificar seus custos certos? É hora de colocar no papel as suas despesas e iniciar o seu planejamento. Se você ainda ficou com alguma dúvida ou quer conversar mais, entre em contato com nossa equipe, iremos adorar conversas com você!

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Notícias Recentes
Please reload

Rua Sérgio Sabel, 247. Ilha da Figueira.

|

(47) 2106-3300

|

  • Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Google+ - White Circle
  • LinkedIn - White Circle

Copyright 2018 © SDS Automação. Automação Industrial

Financiamento