Você sabe os riscos de manter motores elétricos antigos?

05/07/2018

 

Saber a hora de trocar seu painel elétrico e como fazer é fundamental para a satisfação e garantia do seu cliente. Trabalhar com motores antigos requer uma atenção redobrada de toda a empresa e muitos profissionais envolvidos, pois, além de poder prejudicar o funcionamento do aparelho, pode ainda elevar o seu consumo de energia elétrica, e isso ninguém quer, não é mesmo? Pois isso, realizar manutenções adequadas e trocas de motores elétricos é sempre a melhor escolha para evitar maiores riscos, descubra aqui o motivo!

 

Existem alguns momentos em especial onde a troca do motor elétrico é imprescindível para a garantia de eficiência e resultados para a empresa e para o cliente. Esse evento pode ocorrer quando:

 

  • O motor passar da vida útil estimada pelo fabricante;

  • O número de rebobinagens passarem a tornar o motor inviável ao sistema, diminuindo o fator de potência e consequentemente diminuindo a eficiência;

  • Quando o mesmo sofreu alguma elevação de temperatura ou altitude não prescritos no projeto;

  • Quando o mesmo esteve em contato com sólidos ou líquidos não dimensionados conforme o IP (índice de proteção);

  • Quando o sistema ao qual o motor elétrico se encontra sofreu alguma reforma, aumentando a potência requerida e permanecendo o modelo para a aplicação anterior.

 

 

Mas afinal, quais os riscos de manter motores elétricos antigos? 

Além de saber o momento ideal de realizar trocas e manutenções dos motores elétricos é importante que o profissional desta área também esteja em constantes atualizações, pois entender bem o seu produto é fundamental para saber agir na hora certa e de forma eficaz, reduzindo assim os riscos. Para facilitar, a equipe da SDS Automação preparou este conteúdo com os principais riscos de manter motores elétricos antigos. Continue com a gente e confira os riscos!

 

 

Explosão e incêndio 

O tempo de vida operacional do enrolamento de um motor elétrico depende de vários fatores, e isso significa que os riscos de mantê-los em funcionamento além do seu tempo, podem ser ainda maiores. Ao utilizar motores elétricos antigo, você estará colocando em risco a sua empresa e todos os colaboradores que o utilizam. Dentre esses riscos estão os de queimas, explosões e até mesmo incêndios, que podem ser causados pela falta de fase devido a queima de algum fusível, pelo sobreaquecimento devido ao excesso de carga que pode ser causado por diversas razões, incluindo conexões incorretas, travamento do rotor elétrico ou ainda pela oscilação violenta na tensão devido a descargas atmosféricas.

 

 

Curto-circuito elétrico

Curtos-circuitos normalmente ocorrem devido à falta ou queda de tensão, o que acaba gerando uma sobrecarga elétrica no motor elétrico. Quanto mais antigo for o motor, maiores as chances de ele perder a isolação elétrica ao longo do tempo e provocar superaquecimento.

Os curtos-circuitos podem ocorrer por diversas causas, sendo elas: a falha do esmalte de isolação do fio, do verniz de impregnação ou do material isolante, contaminação interna do motor, pela degradação do material isolante por ressecamento, entre outras.

 

 

Contato

Esse risco envolve diretamente os colaboradores que atuam no comando de motores elétricos, nos quais podem acabar se envolvendo em graves acidentes resultantes de motores sem a correta proteção e que estão com alta probabilidade de calor excessivo, choques, explosões e incêndios.

 

Além dos riscos citados acima, é importante que você saiba que manter motores elétricos antigos ligados ainda resulta numa menor eficiência energética na indústria, além de gerar um aumento significativo no consumo de energia elétrica, o que acarretar em outros problemas para o desenvolvimento das atividades da empresa.

 

 

 

Ficou com alguma dúvida sobre os riscos de manter um motor elétrico antigo?

A SDS Automação preza pelo entendimento e segurança de todos os nossos clientes. Caso tenha ficado com alguma dúvida ou queira saber mais, entre em contato com a nossa equipe!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Notícias Recentes
Please reload

Rua Sérgio Sabel, 247. Ilha da Figueira.

|

(47) 2106-3300

|

  • Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Google+ - White Circle
  • LinkedIn - White Circle

Copyright 2018 © SDS Automação. Automação Industrial

Financiamento